Novidades em Chapada dos Guimarães

Covid - 19 06/07/2020 19:25

Secretaria Municipal de Saúde em Chapada dos Guimarães abre as portas do Centro de Atendimento ao Covid 19.

O município de Chapada dos Guimarães a partir desta segunda-feira 6 de julho de 2020 contará com o atendimento de uma equipe de médicos e enfermeiros exclusivos para Covid-19 onde os moradores que apresentem sintomas suspeitos e para os casos confirmados sejam acompanhados durante a sua recuperação.

No Centro de Atendimento ao Coronavírus localizado ao lado do Estádio de Futebol no bairro São Sebastião disponibilizará aos pacientes além do atendimento médico, testes e em caso o positivo receberão a medicação com sua devida prescrição.

 

"O kit Covid só vai ser entregue a pessoa que passar pela consulta e os medicamentos forem prescritos. Não vamos sair distribuindo de qualquer forma. Aqui contamos com uma equipe especializada, formada por médicos e enfermeiros para atender as pessoas com dignidade, responsabilidade. Esse é o nosso compromisso: proteger você", acentuou a prefeita na inauguração.

Quando apresentar os sintomas como febre, diarreia, dor de cabeça e dores no corpo os moradores devem procurar essa base de saúde. Nesta unidade também estão disponíveis testes rápidos para detectar a doença a partir da coleta de sangue e de um outro teste chamado Swab o qual são colhidas através da introdução de um cotonete especial nas narinas. As coletas são indolores, porém para o Swab pode causar algum desconforto ao atingir cavidade nasal.

“Desde o início de junho as pessoas que foram diagnosticadas com o coronavírus estão sendo tratadas com o mesmo kit que nós já vínhamos entregando. Nós da prefeitura temos a responsabilidade, temos a consciência de que temos que fazer um trabalho sério e honesto com o cidadão. Gostaria de ressaltar que ninguém vai receber essa medicação aleatoriamente. Será entregue sob prescrição médica”, frisou a prefeita.

Thelma de Oliveira garantiu que pacientes que ainda não receberam a medicação receberão em suas casas o Kit Covid.

“Aquelas pessoas que porventura ainda não receberam, nós já contratamos um motoboy para fazer a entrega da medicação para que a pessoa não precise se deslocar”.

De acordo com a classificação de risco feita pelo Governo de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães apresenta risco alto de transmissão do vírus.

Chapada dos Guimarães registrou 113 casos de coronavírus, conforme o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (3).

Desses casos, 70 pessoas seguem sendo monitoradas em isolamento domiciliar e dois estão hospitalizados, cinco faleceram e 38 já se recuperaram da doença.

Para concluir o diagnóstico aconselha se aguardar os primeiros dias de sintomas para procurar a unidade de saúde e realizar os exames entre eles raio-x, exame de sangue e o Swab.

Somente o médico poderá mesmo sem o resultado do teste, notificar como caso suspeito, e prescrever o kit covid19. Quando são notificados como casos suspeitos as pessoas são monitoradas por telefone pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público Estadual. O monitoramento visa saber como o paciente está reagindo diante do tratamento com perguntas como estão os sintomas, como paciente passou de um dia para o outro, se outras pessoas na casa apresentaram algum sintoma etc.

Em Chapada dos Guimarães, o Ministério Público resolveu agir em função do grande número de contaminados e pelo colapso do sistema de saúde. O monitoramento visa garantir que os contaminados sigam em isolamento domiciliar, reduzindo assim as chances de contágio.

O projeto piloto foi batizado como "Geolocalização Covi-19, comarca de Chapada dos Guimarães", no qual este monitoramento será realizado via celular rastreando a localização dos pacientes para saber se cumprem o isolamento.

Para tal é solicitado da pessoa que assine um termo de ajustamento de conduta, no qual se compromete a fornecer os dados para monitoramento.

 "No caso de descumprimento deste TAC, será aplicada multa no valor de R$ 200 até R$ 2 mil, a depender das condições socioeconômicas do compromissado e da gravidade de sua conduta, em cada caso de quebra de quarentena/isolamento comprovado não excluindo a possibilidade de enquadramento nas condutas criminais previstas no Código Penal", diz trecho do documento. Caso a multa seja aplicada, o valor será destinado ao Fundo Estadual de Saúde.

Com o TAC, a pessoa monitorada recebe uma cartilha do Ministério Público que contem orientações sobre como o rastreio funcionará e quais informações poderão ser coletadas no dispositivo móvel. O promotor responsável pela ação é Leandro Volochko.

Centro de Atendimento ao Coronavírus.
Serviços: consulta médica, testes "rápido" e coleta para a realização dos exames necessários que comprovem o Covid 19.
Caso seja paciente positivo, já receberá os medicamentos para o tratamento.
Horários de Atendimento
Segunda a Sexta-feira
7 hs às 11 hs
13 hs às 17 hs
Telefone da Vigilância Sanitária (65 ) 99346-2523


Veja também sobre Covid 19

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo