Novidades em Chapada dos Guimarães

Pandemia 2020 21/05/2020 15:22

Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Chapada dos Guimarães implanta a “Barreira Sanitária” nos finais de semana.

Primeira barreira sanitária será realizada neste fim de semana com previsão de frente fria em Chapada dos Guimarães. A entrada na cidade continua aberta contrariando notícias falsas.

Desde março desse ano várias prefeituras como por exemplo Paranaíta, no norte de Mato Grosso, e Tangará da Serra, no sudoeste do estado, promovem barreiras sanitárias nas entradas de seus municípios como forma de prevenir a transmissão e propagação do coronavírus. Funcionários da vigilância sanitária, saúde pública e polícia militar desses municípios fazem vistorias em todos os veículos que entram na cidade os quais estão sendo entrevistados sobre de onde vem e se há casos suspeitos na família.

 

Em Chapada dos Guimarães as barreiras sanitárias começarão a partir desta sexta - feira dia 22 de maio nas duas principais saídas da cidade barreiras sanitárias. Deverão ser realizadas nas sextas-feiras, sábados e domingos durante a pandemia.

imagem ilustrativa

O objetivo além de orientar os motoristas e acompanhantes sobre as medidas de prevenção e proteção de forma individual e coletiva contra a contaminação do covid 19, serão realizadas também breves entrevistas para levantar informações sobre origem e locais de estadias nos últimos 14 dias, estado de saúde atual com inclusive, aferição de febre.

Se alguém apresentar sintomas deste vírus, a equipe no local encaminhará os casos suspeitos de COVID-19 à UPA (unidade de pronto atendimento) para realização de exames e isolamento domiciliar dos pacientes.


Considera-se caso suspeito de COVID-19  quem apresentar alguns dos seguintes sintomas: temperatura corporal igual ou superior a 37,8º, tosse seca, dor de garganta, dor muscular (mialgia), dor de cabeça (cefaleia), prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais (alargamento da abertura das narinas durante a respiração).

As pessoas que recusarem a submeter se aos procedimentos (pesquisa e aferição de temperatura) da barreira sanitária ou os casos suspeitos que contrariarem o atendimento médico na UPA não lhes será permitido o acesso ao município.

imagem ilustrativa

 

 

Atualmente foram registrados 7 casos confirmados e infelizmente dois óbitos. 

 

 

Dona Benedita, 66 anos, moradora do Rio da Casca, zona rural de Chapada dos Guimarães, agente de saúde aposentada da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, veio a óbito no dia 14 de maio no meio da manhã no Hospital Santa Casa. Ela deu entrada na UPA Frei Osvaldo em Chapada dos Guimarães no sábado (9), com os sintomas do vírus, coletaram seu material e foi detectado o Covid-19 durante a semana. Ela era diabética e hipertensa. 

Deixa esposo Sr. Júlio e sua filha a enfermeira Joelma.

 

No fim de maio o segundo óbito registrado na cidade do Sr. Júlio, esposo da Sra. Benedita (Rio da Casca).

 
 

 

 

A situação da pandemia em Chapada dos Guimarães conta com o monitoramento e coordenação nas ações na cidade pelo Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 formado por representantes do Poder Executivo, Legislativo, MPMT (Ministério Público do Estado de Mato Grosso), Polícia Militar e Sociedade Civil através dos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência Social.

A prefeitura municipal criou um site especial com informações e atualizações das ações na cidade para toda população mato-grossense e visitantes

http://www.prefeiturachapadadosguimaraes.com/coronavirus/

 

   


O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo