Novidades

Programação Cultural 34º Festival de Inverno 02/09/2019 15:37

Produção cultural chapadense completa a programação do 34º Festival apresentando o que há de melhor. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde inicio do século 21 na contra mão dos isolamentos que as redes sociais e a tecnologia impõe às pessoas tem se comprovado o sucesso de eventos em que artistas locais se superam em espetáculos propostos para um dia especial do ano.

Assim foi criado a Nuit Blanche – a Noite Branca em 2002 que proporciona uma versão de Paris que só é vista em uma noite mágica. 

Outro evento nesta linha é a Virada Cultural da capital paulistana que convida desde 2005 sua população a ocupar o centro da cidade, incentivando o convívio social através da cultura e possibilitando o acesso a diversas formas de arte às diversas classes sociais, além de buscar reverter o esvaziamento da região central. 

Em cada cidade alguns objetivos podem variar mas o que os une é confraternizar sua população em espaços públicos valorizando seus artistas e cultura local numa noite inesquecível a cada ano.

Em Chapada dos Guimarães este movimento tem se fortalecido a cada ano nas iniciativas como Feira Chapada Sustentável, Chapada Original, Verdes Livres, Mostra da Alegria e nas ultimas edições do Festival de Inverno onde por um período breve artistas locais apresentam eventos especiais para estes dias.

Mais uma vez sob a curadoria de Luciano Bortoluzzi dentro do tradicional Festival de Inverno é enriquecido pela programação cultural com eventos que acontecem continuamente no centro histórico da cidade.

A 'viradinha cultural' de Chapada apresentará 18 Companhias com mais de 60 artistas reunidos, mantendo um espaço permanente de convivência cultural para as crianças e suas famílias na Praça Dom Wunibaldo.

 

Uma programação onde atividades de dança, música, teatro, circo, artes plásticas, folclore, esporte, artesanato, contação de histórias e capoeira acontecem ininterruptamente.

De forma colaborativa e coletiva os grupos interagem com o público. 

Exposição, oficina e treinamento de estilingue para crianças e adultos, família de palhaços, grupo folclórico de siriri, ballet clássico e danças circulares.

Enquanto as crianças criam bonecas de pano Abayomi, têm seus rostos pintados com pigmentos naturais, num clima de entretenimento e diversão para toda a família, na praça Dom Wunibaldo, no coração de Chapada dos Guimarães.


Estas e outras surpresas acontecerão durante a 'viradinha cultural' num 'grand finale' nas ultimas 25 horas do Festival de Inverno 2019.


Festival especial para recepcionar as famílias, produzido com muito carinho pelos artistas chapadenses para os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2019.

Local: Praça Dom Wunibaldo, Centro, Chapada dos Guimarães, MT, Brasil.

Com as Companhias: 

Ballet Rachel Galesso, Grupo Folclórico Siriri Patucha, Danças Circulares Sagradas Maria dos Santos, Cia Pé de Pano, Grupo Capoeira Nagô & Projeto Capoeiras do Cerrado, Viramundo tattoo, Grupo de dança Insatiable, NEOM Bordadeiras da Chapada, Otávio Reis e Gabriel, Betão Nascimento, Iva Marques, Família Malacriada, Cia Alegrís, M'Artes Ateliê, Bordadeiras Entre Rios, Fernanda Marimon, Chapada em Concerto e Trio Pirathiny.

Oficinas de pintura e desenho em papel, confecção de bonecas de pano abayomi, mediação de leitura, exposição, artes plásticas, oficina e treinamento de estilingue, contação de histórias, cirandas, teatro de bonecos, siriri, capoeira, circo, bordados, shows musicais e pintura corporal com pigmentos naturais.

 

Realização: Grupo Gazeta de Comunicação.

 

Curadoria, divulgação e produção: Luciano Bortoluzzi & Trio Pirathiny.

 

Apoio cultural: Conselho de Cultura de Chapada dos Guimarães, Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães e Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães.


Festival de Inverno Programação Cultural Chapada dos Guimarães 2019 palco Praça Dom Wunibaldo.

 

31 de agosto Praça Dom Wunibaldo 

 

13h exposição, oficina e treinamento de estilingue com Betão Nascimento

 

14h Oficina de pintura e desenho com M'Artes Ateliê


14h30 Pintura corporal de pigmentos naturais com Ramon Viramundotattoo

 

15h Oficina de confecção de bonecas Abayomi com NEOM Bordadeiras da Chapada

 

15h30 Mediação de leitura com a Cia Pé de Pano.

 

16h Espetáculo "Circo sem Lona pede Carona" com a Família Malacriada

 

17h Roda de capoeira com o Grupo Capoeira Nagô


18h Ballet Rachel Galesso

 

21h Grupo de dança "Insatiable"

 

21h15 Show folclórico com o Grupo de Siriri Patucha

 

22h Show musical Otávio Reis e Gabriel 


Encerramento 00h

 

*Programação Especial fora da Praça Dom Wunibaldo:
Domingo 01 de setembro 


09h às 11h Oficina na pista de bicicletas de Chapada Pump Track. Endereço Homero Mouser S/N, próximo à praça do Festival. *

 

 

01 de setembro Praça Dom Wunibaldo

 

10h às 14h exposição, oficina e treinamento de estilingue com Betão Nascimento


14h Musicalização e psicomotricidade com Iva Marques


14h30 Oficina de bordados com as Bordadeiras Entre Rios

 

15h Contação de histórias com Fernanda Marimon

 

16h Espetáculo "A Benzeção da Terra" com a Cia Alegrís

 

17h Espetáculo "Esperando o Lima" com o Trio Pirathiny

 

18h Contação de histórias com Família Malacriada


21h Chapada em Concerto

 

21h30 Danças Circulares Sagradas

 

Encerramento 22h.

 


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo