Novidades

Feira Chapada Sustentável 09/02/2019 19:12

Com muitas novidades 34ª Feira Chapada Sustentável acontece neste sábado das 19 hs às 22 hs na Praça Dom Wunibaldo.

Junto à parcerias locais a Feira Cultural Chapada Sustentável tem promovido um evento solidário mensal que promove a reflexão da comunidade e visitantes para a preservação do meio ambiente através da valorização de produtores e artistas locais na construção de um mundo mais sustentável.

VAMOS JUNTOS!

Às vésperas de completar três anos, Chapada Sustentável antecipa algumas inovações.


Edição de fevereiro 2019.

De cara nova a feirinha continua sendo realizada no segundo sábado do mês que em fevereiro será no dia 09 com novo horário das 19 hs às 22 hs e em um novo local, agora na Praça Dom Wunibaldo.

A Feira Chapada Sustentável – Cultura e Gastronomia ou popularmente conhecida como Feirinha da Sustentabilidade nasceu em abril de 2016 como a iniciativa de um coletivo de empreendedores da cidade a fim de possibilitar encontros entre produtores e consumidores preocupados com um consumo mais consciente e justo. 

 


Através da exposição e comercialização de produtos inovadores e artesanais, buscam estimular e facilitar um modo de vida mais sustentável, tanto no campo social, quanto ambiental e cultural, sustentando os quatro pilares da Sustentabilidade: Ecologicamente correto; Socialmente Justo; Economicamente Viável; Culturalmente diverso.

 

 

Com uma próspera mobilização junto à artistas, artesãos, produtores de chapadenses e entusiastas sobre o tema conseguiram superar as expectativas iniciais da Feira Cultural consagrando se no calendário de eventos do município. Nestes anos este ponto de encontro tem sido possível adquirir alimentos artesanais, saudáveis e deliciosos, artesanatos, acessórios, brinquedos tradicionais, brechó, cosméticos naturais, sebo, artes, adubo orgânico e muitas ideias, tudo produzido de modo sustentável, justo e solidário!

Junto a esse movimento por uma Chapada mais preocupada com o Meio Ambiente também acontece apresentações culturais com música ao vivo, teatro, dança, fotografia, brincadeiras, incentivo à leitura e a valorização da nossa cidade através da arte.

O coletivo Feira Chapada Sustentável - Cultura e Gastronomia aproveita o evento para ser um local de ação ecológica pedagógica promovendo a coleta seletiva de lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha ainda inexistentes na cidade. Acontece também as ações solidárias arrecadando roupas, alimentação perecível para quem precisa.

Nesta edição haverá arrecadação para o Projeto LUNAAR  -  entidade que nasceu em outubro de 2017 quando Tainá Marques, acadêmica de Nutrição da UFMT reuniu amigos, estudantes, familiares e servidores da Universidade em um grupo de conversas via celular com o intuído de amparar os gatos que vivem nas áreas das faculdades da UFMT. Com pouco mais de 50 integrantes o projeto sobrevive de doações dos seus participantes para alimentar os animais "jogados" na UFMT. Mensalmente 150 quilos de ração são distribuídos nos locais onde os grupos de animais vivem. Além da fome os felinos sofrem com o frio, chuva, medo e principalmente a crueldade humana. Para esta ação a doação deverá ser de FRASCOS VAZIOS DE DESODORANTES EM SPRAY.

  

 

Neste segundo sábado de fevereiro a Chapada Sustentável apresenta

 


Programação da 34ª edição

 Cia Pepalantus com o melhor da dança contemporânea com o processo de pesquisa intitulado “Sal’dade”

 Cia. Najmah Al Nureen

 Pintura Corporal Indígena com Akari da etnia Waurá

 Cia. Pé de Pano com o melhor do Teatro Lambe-lambe

 

 espaço infantil organizado pela escola Jardim de Gaia - projeto pedagógico Waldorf

 Caricaturas feitas ao vivo com Luís Segadas

 Mostra Fotográfica IREHI em comemoração dos 50 anos da OPAN

 Lourdes de Paula com suas artes plásticas em xilogravura 

 Ateliê Arte Sarrafo com suas artes em madeira.

 Grupo Fuá de Feira música ao vivo com do Coco e do Forró

 Palco Aberto para quem quiser mostrar seu som.

 Danças Circulares Sagradas

 


Mesa Solidária

Mesa Solidária representa o espaço de reflexão sobre a Responsabilidade Social que em toda edição promove um tema diferente. Nesta edição a mesa solidária estará arrecadando também doações para as famílias realocadas do bairro Pôr-do-sol.

Pontos de coletas com as ações sustentáveis na qual a feira se tornou um ponto na cidade continua a receber pilhas, baterias de celulares, lâmpadas e óleo usado.

 

 

Nesta 34ª edição a feira homenageia a diversidade e reafirma a ideia de VAMOS JUNTOS!

A Feira Chapada Sustentável - Cultura e Gastronomia acontece todo segundo sábado do mês e agora em novo horário das 19 hs às 22 hs e em novo espaço Praça Dom Wunibaldo.

Para quem quiser participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões envie seu contato e proposta para o e-mail feirachapadasustentavel@gmail.com


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo