Novidades

09/12/2018 09:03

“É Dia de Parque” em sua terceira edição regional acontecerá em 9 de dezembro neste domingo das 9 hs às 16 hs.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) foi criado em 18 de julho de 2000.

Esta iniciativa contribuiu na organização das unidades de conservação as UCs no Brasil.

Foram estabelecidas diretrizes fundamentais na proteção das áreas naturais do país.


 
 

 


#UmDiaNoParque 2018

As UCs de Proteção Integral como Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre preservam a natureza e para isso permitem o uso indireto dos seus recursos naturais não envolvendo consumo, coleta, dano ou destruição destes recursos. 


No entanto muito pouco das UCs e seu trabalho é conhecido por boa parte dos brasileiros. Apenas alguns parques são mais conhecidos como os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Chapada Diamantina, Fernando de Noronha e o nosso P.N. de Chapada dos Guimarães, a maior parte é pouco frequentada pelo público em geral.

 

Por isso este ano no dia 22 de julho foi criada a ação Um Dia no Parque para a divulgação de todas unidades a todos atuais e futuros visitantes. Esta iniciativa foi idealizada pelo grupo Unidos Cuidamos  em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação.

 

#umdianoparque realizado no dia 22 de julho de 2018 com participação do PNCG 

Neste dia foi proposto para as unidades divulgarem à população além da visitação regular a promoção de atividades que incentivassem ainda mais as pessoas conhecerem a UC mais próxima. Assim ao popularizar estes espaços de conservação ao público, maior será a conscientização da importância em contribuir para manutenção e valorização da natureza como um meio do desenvolvimento sustentável fundamentais para a vida.

11 razões para se Unir e Cuidar

 

A partir da primeira edição anual do #UmDianoParque realizada em todas UCs em julho e executada pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães com muito sucesso, se tornou um incentivo ter alcançado este resultado, surgindo assim a ideia de estender este evento anual em mensal o que foi discutido pelo conselho do parque e aprovado por Cintia Brazão; chefe do Parque Nacional. Estimulado pelo mesmo objetivo desta ação o PNCG é a única UC a oferecer à população todo segundo domingo do mês além da visitação tradicional aos atrativos, integrar os visitantes à comunidade associada ao turismo que mora no entorno da unidade de conservação.

Em Chapada dos Guimarães o É Dia de Parque vem proporcionando às pessoas que visitam a unidade no domingo um dia especial: um encontro com artesãos locais numa feira com atrações esportivas e culturais.

    

A primeira edição aconteceu no dia 14 de outubro das 9 hs às 16 hs com a participação das Bordadeiras de Chapada. O segundo "Um dia no Parque" no dia 11 de novembro contou com a presença do Grupo NEOM/ Bordadeiras da Chapada, da quituteira Dware e pela primeira vez no Parque veio o pessoal representando as comunidades do distrito da Água Fria, com uma boa quantidade de produtos da comunidade, incluindo doce de leite, doces de mangaba, farinha de mandioca, polvilhos e biscoitos.

Segundo Luiz Eduardo Monteiro de Barros Cruz, analista ambiental do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, também foi feita uma exposição de fotos e pôsteres de aves, incluindo mapas da UC, além da coleção de ofídios e insetos, onde foram disponibilizadas informações que permitiram ao visitante uma maior interatividade com a Unidade.

“Acredito que o saldo foi positivo enquanto potencial para ações de sensibilização junto ao público. Pensando na atividade com olhar crítico, vejo o projeto trazendo novos sabores sons e cores... Nesse sentido creio que atividades culturais, esportistas e recreativas são muito bem-vindas, mas para tanto precisaremos melhorar nossa logística. Finalmente, ressalto que precisamos melhorar divulgação e mobilização da sociedade para o evento.”, afirmou o analista.

Priscilla Estevão, que também é analista ambiental e entusiasta da proposta, informa que a intenção da realização do domingo especial no Parque seja um espaço solidário, vinculando com o sábado da feira Chapada Sustentável, que acontece todo segundo sábado do mês, na rua de entrada da cidade a quase três anos. A equipe do PNCG está iniciando um evento periódico para partilhar produtos orgânicos, artesanatos regionais, e por que não dizer, um momento que favoreça a cultura, arte e educação, de uma maneira mais ampla junto aos visitantes do Parque Nacional. São muitas possibilidades! “Contatamos a coordenação da Feira Chapada Sustentável e propomos deles estarem participando aqui no Parque, no próximo dia 09 de dezembro. Nossa ideia é criar uma boa sinergia”, revelou Priscilla.

 


Luccas Vallent com prática de Yoga

III 'É dia de Parque' do PN de Chapada dos Guimarães acontecerá no dia 9 de dezembro das 9 hs às 16 hs. Exposição de trabalhos das Bordadeiras, do coletivo da Feira Chapada Sustentável, dos produtos da comunidade da Água Fria e a presença de  Luccas Vallent com prática de Yoga.

  

 Somos campeões mundiais em biodiversidade do planeta porque temos aproximadamente 2.500 Unidades de Conservação (UCs) que colaboram na conservação deste patrimônio da humanidade. Unidos Cuidamos!


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo