Novidades

Documentário 2018 26/08/2018 10:42

APOCALIPSE NO CERRADO

Filme documenta a realidade atual de uma grande parcela de um dos Biomas mais ameaçados do Brasil: o Cerrado!

Num ano em que o cinema brasileiro de não-ficção ganha mais um espaço para ser ainda mais reconhecido agora através da inclusão do festival "É tudo verdade" como evento classificatório ao Oscar pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Chapada dos Guimarães recebeu em 2018 várias produções nesta categoria.

 

 Código Solar Produções apresenta seu 9º longa-metragem APOCALIPSE NO CERRADO

documentário sobre a realidade atual de uma grande parcela de um dos Biomas mais ameaçados do Brasil: o Cerrado! Especificamente a situação atual do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) que enfrenta ameaças jurídicas em andamento como uma proposta de mudança de sua administração atualmente federal para estadual além das leis mais frágeis no que tange à preservação.     

 

Excesso de veneno do agronegócio, especulação imobiliária, desmatamento agressivo, lixo, desertificação, consequente morte generalizada da fauna e flora, doenças silenciosas que contaminam cada vez mais a população e a constante ameaça das principais nascentes dos rios que abastecem importantes bacias hidrográficas do País impulsionaram esta produção independente com temática socioambiental.

Para a dupla de sócios Marcelo de Paula e Carla Mendes, além da possibilidade de usar produções como instrumento de engajamento socioambiental, político e cultural na produção do documentário APOCALIPSE NO CERRADO revelam também sua ligação pessoal com a região.

A produtora de cinema Código Solar documenta o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães desde 1991 - a princípio na pessoa do iniciante fotógrafo e nove anos depois, já como cineasta, produziu um curta-metragem 'Chapada dos Guimarães' sobre o Parque. Este sendo o primeiro trabalho realizado com a então namorada Carla Mendes, que migrou da advocacia para a produção e edição cinematográfica depois desse filme. E agora, dezoito anos depois, estão de volta à Chapada dos Guimarães com a filha Morgana Carneiro, numa espécie de confirmação profissional familiar.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, barba, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza

Neste documentário Marcelo assina a direção, fotografia e roteiro, Carla responsável pela produção e edição. E Morgana assina o making off e imagens complementares. (foto acima)

APOCALIPSE NO CERRADO propõe uma análise comparativa dos avanços e retrocessos da região do Parque Nacional e seu entorno. 

Para contar essa história, Marcelo de Paula escreveu um roteiro onde os personagens locais são as principais vozes que relatam os problemas em defesa do Cerrado. Dentre eles profissionais do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, pesquisadores, líderes comunitários de assentamentos da região, erveiros, ex-garimpeiros, pequenos produtores rurais, apicultor, bordadeira, artesã, proprietários de atrativos turísticos, Promotor de Justiça, antigos moradores da região e ativistas ambientais. Num registro contundente com mais de 20 depoimentos. 

DEPOIMENTO EX-GARIMPEIRO E ERVEIRO SALVADOR (FOTO MORGANA CARNEIRO)

 

DEPOIMENTO DO BRIGADISTA FIDÉLIS ALVES DA CONCEIÇÃO NA CASA DE PEDRA (FOTO MORGANA CARNEIRO)

MAKING OFF DEPOIMENTO ANASTÁCIA DE ALVARENGA DO ASSENTAMENTO ÁGUA FRIA (FOTO MORGANA CARNEIRO)

MAKING OFF DEPOIMENTO CARLOS FRANCISCO PEREIRA (FOTO MORGANA CARNEIRO)

EQUIPE NA TRILHA DO MORRO SÃO JERÔNIMO PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS GUIMARÃES (FOTO CARLA MENDES)

DEPOIMENTO PROMOTOR LEANDRO VOLOCHKO (FOTO MORGANA CARNEIRO)

MARCELO DE PAULA NAS TRILHAS DO PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS GUIMARÃES (FOTO CARLA MENDES)

 

Frio, chuva, calor, deslocamentos de carro por inúmeras estradas de terra, travessias em balsas, longas jornadas de caminhada, morros, cachoeiras e cavernas enfrentadas durante 25 dias de intensa produção. Imagens registradas por três câmeras das belezas naturais confrontam a eminente agressão que o Cerrado vem sofrendo na região!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Para a produção de imagens a Código Solar contou com importantes Apoios: ICMBIO - Parque Nacional da Chapada dos Guimarães; Restaurante Trapiche; Chapada Aventura e Complexo de Cavernas Aroe-Jari.

Atualmente em fase de edição o documentário APOCALIPSE NO CERRADO busca patrocinadores para breve lançamento.

Uma História de realizações

Nenhum texto alternativo automático disponível.A Código Solar vem de duas recentes grandes produções "Pantanais do Pantanal (2017)" e "Corumbá e o Carnaval do Pantanal (2018)", dois longas-metragens que estão se destacando no cenário independente do Mercado Audiovisual Brasileiro e quer aproveitar esse momento oportuno para trabalhar o novo documentário no mercado! 

Produtora Independente de Cinema, com registro na ANCINE, que está há mais de 16 anos inserida no Mercado Audiovisual Brasileiro produzindo conteúdos. 

Documentários,  séries  e  reportagens  jornalísticas  para  diversas  TVs  abertas  e fechadas: Globo Repórter, Fantástico e Jornal Hoje (TV Globo); Alternativa Saúde (GNT); Domingo Espetacular e Tudo a Ver (TV Record); Jornal da Noite do SBT; Sexta Independente (TV Brasil); TV SESC/SENAC; TV Senado; Canal Curta; Cine Brasil TV; Arte 1; Canal Brasil; Woohoo; Box Brasil TV; Fish TV entre outras.

Marcelo de Paula (Coordenação Geral do Projeto e Direção do Filme)

Há mais de 30 anos iniciou suas atividades profissionais como fotógrafo free lance. Como Fotógrafo recebeu dois Prêmios: Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica 2004 (Concurso promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica e Conservação Internacional do Brasil), com matéria publicada na Revista de Domingo do Jornal do Brasil sobre o Parque Nacional do Itatiaia e Prêmio no Concurso Abrace Essas 10 - 2012 (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro). 

Produziu trabalhos para a Fundação Roberto Marinho (Livro Tom do Pantanal); para a ONG Conservação Internacional do Brasil (Parque Nacional da Amazônia); Fundação SOS Mata Atlântica (Livros e publicações) e Marinha do Brasil (Livro Navio Veleiro Cisne Branco). Realizou mais de 10 Exposições Fotográficas no Brasil, sendo uma na Alemanha.

Foi editor de imagens da TV Globo, redator do O Globo e assessor de imprensa dos Governos dos Estados Rio de Janeiro (área da Justiça) e Paraná (Jogos Mundiais da Natureza). Participou de grandes expedições esportivas e científicas em diversos parques nacionais brasileiros e regiões remotas do País e do mundo. Com destaque para as Expedições Rota Austral, Andes Amazônia e KaraJá. Cobriu a Guerra da Iugoslávia para a Revista de Domingo do Jornal do Brasil e fez duas travessias oceânicas, sendo uma a bordo do Navio Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil.

Trabalhou para produtoras nacionais e internacionais antes de abrir a Código Solar Produções em parceria com a esposa Carla Mendes.

Entre curtas, médias e longa-metragem assina a direção, fotografia e roteiro em mais de 20 filmes e 5 Séries de TV como Expedição Rota Austral – 8 capítulos para o Programa Fantástico da Rede Globo; Expedição Karajá - O Filme - para o Programa Domingo Espetacular da Record; Pantanal Um Tesouro do Planeta para O Jornal da Noite do SBT e Expedição Karajá  e Pantanal  Patrimônio  Natural  do  Planeta  –  ambas  com  mais  de  10 capítulos cada para o Canal Cine Brasil TV).

Obras selecionadas para participação oficial em festivais de cinema, exibidas em TVs e cines de várias regiões do Brasil.

Como cineasta ganhou seis prêmios: Prêmio de Melhor Fotografia do Festival Brasileiro do Filme de Aventura e Turismo V FATU – 2009 – com o filme Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante; Prêmio de Melhor Série Ambiental de TV do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental do Ceará 2008 e Melhor Série Ambiental de TV do  Festival Brasileiro do Filme de Aventura e Turismo de 2010 – com a Série Pantanal Um Tesouro do Planeta; Prêmio Melhor Filme de Ecologia e Turismo do Art&Tur 2010 – Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos – Portugal com o filme Bonito e Pantanal – O Brasil no seu Melhor; Prêmio de Melhor Filme Lusófono do ART&TUR 2013 – Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos – Portugal – com o filme Aventuras a Bordo do Veleiro Papa-Léguas; Prêmio de Melhor Filme Produzido na Região – 8º Curta Cabo Frio 2014 – com o filme O Mico-Leão-Dourado de Cabo Frio.

 Carla Mendes (Produção e Montagem)

Da produção à finalização, Carla Mendes conhece toda a engrenagem da indústria do audiovisual. Como proprietária da Código Solar Produções, desde 2001, aprendeu o passo a passo da construção de um roteiro em filme e, posteriormente, a transformação desse filme de cinema ou TV em Obra Audiovisual, seguindo todos os trâmites legais necessários junto aos órgãos competentes da indústria cinematográfica brasileira.

Com mais de 15 anos de experiência, produziu e editou mais de 30 filmes e 5 séries de TVs. No segmento documentário socioambiental, exibidas nos conceituados programas: Fantástico – Rede Globo; Domingo Espetacular – Record e Jornal da Noite do SBT e Canal Cine Brasil TV.

Aliada a essa expertise, formada em Direito, auxilia em todos os processos de legalização dessas Obras. Atuando desde a regularização das certificações na Agência Nacional do Cinema até a posterior negociação e comercialização das Obras para canais de TVs nacionais e internacionais, abertos ou fechados.

A Produtora a qual também é sócia com Marcelo de Paula, ganhou seis prêmios de cinema e TV, sendo dois deles internacionais. E ainda exibiu conteúdos nos seguintes canais de TVs: Globo, Record, SBT, SESC TV, TV Senado, TV Câmara, TV Brasil, Cine Brasil TV, Curta, Play TV, Woohoo, Fish TV etc.

Contatos 

Código Solar Produções (https://www.facebook.com/codigosolarproducoes/)

Carla Mendes Produtora (22) 98839-7735 carlasam22@gmail.com

Marcelo de Paula Diretor/Cineasta (22) 98839-5183 marcelodepaula.codigosolar@gmail.com


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo