Novidades

Cinema 30/06/2018 19:30

Chapada à mão apresenta o documentário "Brasil, País do Presente?" neste sábado às às 19:30 hs.

O que esperar de nosso país? Em que tipo de sociedade queremos viver?

Essa é uma das muitas reflexões promovidas pelo instigante documentário Brasil, País do Presente? (Gustavo Westmann, 2018) que a Taturana Mobilização Social distribui para exibidoras e exibidores de todo o país interessados em promover, através do cinema, debates construtivos e democráticos sobre o Brasil do século XXI e seu momento político atual.

De forma objetiva e dinâmica, o filme dirigido pelo diplomata e escritor Gustavo Westmann busca contornar a polarização atual em nosso país para tratar de temas como educação, segurança pública, corrupção, monopólio da mídia, elites privilegiadas, economia, racismo e identificar caminhos alternativos para a construção de um país mais justo e igual.

Para tanto, o enredo segue as vozes de representantes de uma nova geração que começa a ocupar cada vez mais os espaços de poder na sociedade brasileira, sendo eles o economista André Perfeito, o músico e publicitário André Faria, a chef de cozinha e apresentadora de tv Bel Coelho, a roteirista e professora Iana Cossoy Paro, o diretor-geral do Instituto Sou da Paz Ivan Marques, o ex-Ministro Marcelo Calero, o diretor para a América Latina da Open Society Foundations Pedro Abramovay, o fundador do portal Mobilize Brasil Ricky Ribeiro, o fundador da Aceleradora Orgânica Roni Cunha Bueno, o diretor-geral do Banco do BRICS Sergio Suchodolski, o fundador do espaço BioNatus Thiago Castillo Salin e a defensora pública e ativista do movimento feminista negro Vilma Reis.


É indispensável construir um projeto de longo prazo com a participação de novas vozes, baseado em diálogo e tolerância, no qual interesses coletivos sejam colocados acima de vínculos pessoais. Este documentário é mais um dos muitos esforços que vêm sendo feitos nesse sentido.

 

Direção: Gustavo Westmann

Sinopse: Como uma nova geração de brasileiros está pensando o futuro do país? Com essa e outras questões em mente, o projeto Brasil, País do Presente? buscou transcender a polarização atual para levar às telas renovado tipo de debate sobre o Brasil no século XXI, de maneira democrática, acessível e dinâmica. Ao longo de 62 minutos, doze entrevistados discutem, de forma acessível e construtiva, os avanços e retrocessos do Brasil, passando pelos temas mais amplos da política e corrupção, racismos e machismos, educação, violência, economia, mídia e cultura brasileiras. Mais do que oferecer respostas, o documentário tem como objetivo estimular reflexões em torno de desafios estruturais para a construção do país do presente.

Gustavo Westmann

Diplomata, professor e escritor. Autor do livro Novos Olhares sobre a Política Externa Brasileira, inicia sua aventura no mundo do cinema com o documentário Brasil, País do Presente?, parte de projeto mais amplo voltado à renovação e democratização os debates sobre o futuro do Brasil. Bacharel em direito e em relações internacionais, mestre em diplomacia e em políticas públicas, Westmann já morou na Califórnia, na Itália e atualmente reside na Indonésia, onde chefia o setor econômico e comercial da Embaixada do Brasil.

FICHA TÉCNICA
Título: Brasil, País do Presente?
Direção: Gustavo Westmann
Ano: 2018
Duração: 63 minutos
País: Brasil
Falado em português
Disponível também com legenda em inglês
Classificação indicativa: 10 anos

Exibição às 19:30 hs na Chapada à Mão.

Praça Dom Wunibaldo - Chapada dos Guimarães.


Veja também sobre Cinema

Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo