Novidades

Telescópios na Chapada 2018 22/07/2018 14:28

Telescópios na Chapada: evento gratuito que acontece nos dias 20 a 22 de julho!

Se o Universo é infinito, então o número de estrelas que ele contém também é infinito. E se o número de estrelas é infinito, então o céu deveria ser preenchido uniformemente por elas, sem nenhum vão. Mesmo assim, quando olhamos para o alto, vemos grandes quantidades de escuridão, e só um ou outro pontinho brilhante aqui e ali. Como é que pode? O enunciado mais célebre desse problema – e que acabou lhe dando nome – é do astrônomo Heinrich Olbers, em 1823. Revista Super Interessante

"O que você sente, quando olha para o céu noturno, com lua crescente e estrelas brilhando sobre a sua cabeça? Se os seus olhos não brilham, seu coração não palpita, sua pele não se arrepia, seus lábios não sorriem, você não vai entender a sensação de uma noite de céu límpido na Chapada dos Guimarães.

Eu estive lá pela primeira vez em 2014, para visitar um amigo de São Paulo que se mudou para lá com a família. A paisagem terrestre é realmente deslumbrante e inesquecível, mas o céu noturno é arrebatador, para quem ama as estrelas. Percebi imediatamente que precisava levar meu telescópio para lá e convidar uns amigos, também astrônomos amadores.

Três meses depois, estávamos lá eu, o Sydney de Cuiabá e o Vandson de Rondonópolis, com nossos telescópios, além de nossos amigos da Chapada e alguns outros interessados para 3 noites de observações. Nós ainda não sabíamos, mas ali nascia o evento Telescópios na Chapada.

A partir daí, repetimos o evento a cada seis meses, levando nossos equipamentos e convidando outros amigos com seus telescópios e o evento só fez crescer.

Nesses encontros, já observamos planetas, chuvas de meteoros, cometas, satélites... enfim, um verdadeiro banquete astronômico. Olhar pela ocular de um telescópio e visualizar com clareza os anéis de Saturno, as luas de Júpiter, a nebulosa de Órion, essas coisas têm um valor inestimável para nós.

Mas, olhar para o céu e não entender o que está vendo, não nos satisfaz. Precisamos alimentar nosso conhecimento e saciar nossa curiosidade. Assim, sempre trocamos muita informação sobre os corpos celestes em nossos encontros, até surgir a ideia de convidar astrofotógrafos renomados, para nos dar palestras. Foi assim que o Rafael Compassi e o Avaní Soares, ambos do Rio Grande do Sul, vieram pela primeira vez à Chapada, no evento de Janeiro de 2018, para compartilhar seu conhecimento conosco. Nem preciso dizer que ambos ficaram apaixonados pelo lugar e vão retornar em julho para nos dar mais palestras.

Quem quiser ter uma noção das coisas que fazemos por lá, visite a página do evento no Facebook e veja as astrofotografias publicadas lá.

A foto solar da capa, foi feita pelo amigo Fernando Menezes, de SP e já foi publicada na revista BBC Sky at Night de abril, tanto na versão impressa, quanto na versão on-line. Sim, a foto do sol feita durante o encontro, foi publicada numa revista científica inglesa, mencionando a Chapada dos Guimarães.

Veja também a imagem incrível de Júpiter feita pelo Avaní, que já teve várias de suas fotos publicadas em revistas internacionais, além de ter sido eleito algumas vezes a Foto Astronômica do Dia, pelo site da NASA.

Um observador mais atento, vai distinguir uma das luas de Júpiter no canto inferior esquerdo da imagem. O que dizer da nebulosa Cabeça de Cavalo, do mato-grossense Zaac Leite? Passe algumas horas à noite ao lado dele, enquanto ele faz uma foto dessas, para entender a maravilha que está no céu e que nossos olhos não vêm, mas um expert pode fotografar.

Por fim, temos uma foto do céu estrelado, feita pelo Rafael Compassi, em que aparecem duas Novae – são estrelas que eram invisíveis algumas semanas antes, mas que explodiram, emitindo uma quantidade absurda de luz e energia, que o Rafael captou no momento preciso. Se apontamos os telescópios para a mesma região agora, provavelmente não as veremos mais. Elas morreram.

 

 

 

 

Como não se apaixonar? Como ignorar tudo isso que acontece no céu, enquanto olhamos para o chão? Quando você se apaixona pela Astronomia, você nunca mais enxerga o planeta do mesmo jeito. Nem este, nem os outros.

Não acredita? Venha conferir."

Roger Bonsaver   organizador do evento Telescópios na Chapada.

 

Evento Telescópios na Chapada

Serão feitas observações solares, noturnas e astrofotografia, além de palestra com prof. Física da UFMT Ariel Adorno no sábado dia 21 de julho às 16 hs sobre o tema Sistema Solar: origem e evolução.
Todas as atividades externas dependem das condições climáticas. Os horários estão sujeitos a alterações. Outras palestras ainda podem ser incluídas até a data do evento. O evento é aberto, gratuito e livre para todas as idades. Local: Chapada Aventura nos dias 20 de julho à 22 de julho à partir das 18 hs.

Os interessados em acampar no local para acompanhar o evento na íntegra, favor entrar em contato com o Enymar Ataide pelo Messenger ou pelo WhatsApp: 65 9224-1690.

 

Algumas imagens captadas durante o último evento, pelos astrofotógrafos Avaní SoaresRafael CompassiAlexandre BräutigamAriel Adorno e Zaac Leite
Imagem do sol, capturada por FO Menezes durante o evento de Janeiro e publicada nas edições on-line e impressa de Abril da revista BBC Sky at Night.

Alexandre Bräutigam

 

Sydney Jr.

 

Ariel Adorno

 

Zaac Leite

 

Rafael Compassi

 

 Imagem a 4 mãos, por Avaní Soares e Cleber Sato

 

FO Menezes

 

FO Menezes

 


Veja também sobre Astronomia Telescópios

Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo