Novidades

FLIC - Festa Literária Internacional de Chapada dos Guimarães 02/06/2018 12:03

Festa Literária Internacional de Chapada dos Guimarães em sua terceira edição conquista público!

O Instituto de Estudos Socioculturais - IESC e INCA - Inst. Cultural América realizarão uma Pré FLIC - Festa Literária de Chapada dos Guimarães agora dia 02 de junho de 2018.

2016 nasce a I FLIC

Primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC) preencheu parte da praça na Praça Dom Wunibaldo durante todo dia 14 de maio 2016 com a participação da Editora TantaTinta e Carlini E Caniato do editor Ramon Carlini, editora Entrelinhas, editora Patuá (São Paulo), Bazar do Livro, Fusca Sebo e Inclusão Literária. Foi realizado o lançamento do livro de contos “Pedro Canoeiro”, de Amélia Alves, editado pela Patuá e idealizadora do evento.
A abertura da FLIC aconteceu com a apresentação do Quinteto Camerata. Para as crianças, oficinas de criação com as professoras da cidade, Carla Ronqui e Miriam Marclay, em parceria com as atividades do Inclusão Literária, de Clóvis Mattos. O professor e escritor Everton Barbosa também participou, relembrando músicas da MPB com seu violão.
Com foco na literatura mato-grossense, a I FLIC também contou com a presença de diversos escritores. O destaque foi a presença do chapadense de coração John Coningham, que assina o livro “De moto pelas Américas”, publicado pela Carlini e Caniato Editorial. Nascido em São Paulo, Coningham atualmente reside em Chapada dos Guimarães e já publicou diversas obras sobre suas viagens e experiências pelo Pantanal e pelo mundo.

2017  II FLIC

A II Festa Literária de Chapada aconteceu em 12 de maio de 2017 e pela primeira vez com participação internacional quando foi homenageado o escritor angolano Pepetela oportunidade em que pode compartilhar sua história e como ela se relaciona com a literatura da Angola com maciça participação do público. Ao final noite de autógrafos de suas obras no Lounge de Lançamento de Livros na Praça. 

Como parte do calendário oficial da programação cultural de Chapada dos Guimarães, a II FLIC contou com estandes de livrarias e editoras de Mato Grosso e lançamentos de títulos literários mato-grossenses, nacionais e internacionais, espaços de vivência para a família, oficinas, e bate-papos com escritores e críticos literários de renome.  O escritor imortal Ivens Cuiabano Scaff, reconhecido poeta, cronista e autor de livros infantis, foi o homenageado entre os escritores de Mato Grosso.

A segunda edição da Festa Literária de Chapada dos Guimarães foi uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioculturais (IESC) e do Instituto Cultural América (INCA), com a parceria e o apoio do editor mato-grossense, Ramon Carlini. O Governo do Estado de Mato Grosso patrocinou a iniciativa por meio da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer. A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram parceiros institucionais.

Em 2018

Instituto de Estudos Socioculturais - IESC seria realizada uma Pré FLIC - Festa Literária de Chapada dos Guimarães agora dia 02 de junho de 2018 no entanto devido a paralisação nacional destes último dias foi cancelada e aguarda uma nova data mais oportuna.

A 3ª Festa Literária Internacional foi adiada para segundo semestre período em que o Instituto de Estudos Socioculturais - IESC continuará em busca de novos apoiadores e patrocinadores para a realização da tradicional já festa literária chapadense.

Portanto num ato de resistência no sábado, dia 02 de Junho de 2018, na praça Dom Wunibaldo, o público poderá encontrar os parceiros como Bazar do Livro; Editora da Univ. Federal de Mato Grosso - Edufmt; Editora e Livraria "Umanos"; Projeto Vaga Lume; Feira da Sustentabilidade e Fusca Sebo! 
Haverá lançamento de livros e premiação da melhor redação sobre vida e obra de Machado de Assis promovida entre os alunos nas Escolas Estaduais Rafael de Siqueira e Ana Teresa. 

Um encontro com a leitura, o conhecimento, a socialização e difusão de livros e cultura local e regional será a

3a. FLIC com tema "LEITURAS ATLÂNTICAS" e o país homenageado: Portugal


Com ou sem incentivo financeiro o movimento pela CULTURA, pelas artes e literatura, NÃO pode parar! 
Povo da CULTURA, da literatura, sociedade toda, ocupemos a praça!


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo