Novidades

Feira Chapada Sustentável 10/05/2018 17:10

25ª edição da Feira Chapada Sustentável acontece neste segundo sábado do mês de maio a partir das 17 hs.


No mês de maio Feira Chapada Sustentável comemora o dia Nacional do Turismo e o dia do Guia.

O dia Nacional do Turismo foi criada em maio de 2012 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, quando sancionou a Lei 12.625/2012 instituindo o dia 8 de maio.

A data escolhida para a comemoração foi incluída no calendário oficial brasileiro e faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado, pelo Estado do Paraná, que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. A demanda foi acatada no dia 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual nº 653/1916. Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes e constitui um ícone do turismo nacional e mundial. Muitos consideram o dia de 2 de março como dia nacional do turismo, mas desde maio de 2012 a questão foi esclarecida com a publicação da lei no Diário Oficial da União. Fonte http://www.turismo.gov.br

O dia nacional do Guia de Turismo homenageia os profissionais que se dedicam a auxiliar os turistas, apresentando o que há de melhor em cada atrativo.

Segundo o Ministério de  Turismo "o guia de turismo (e não o guia turístico) é o profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos. Simpatia e carisma com os turistas, além de conhecimento sobre a cultura e história dos locais visitados são alguns atributos do profissional. No Brasil, a regulamentação da profissão pela lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993 foi uma das grandes conquistas dos guias que têm se confirmado cada vez mais como importantes parceiros dos viajantes.

De acordo com Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, 18.563 profissionais estão oficialmente autorizados a exercerem a atividade, dentro e fora do Brasil. O registro é obrigatório e garante ao turista que o profissional contratado atende as exigências para a prestação do serviço.

Os guias estão classificados em quatro categorias: guia de turismo regional, nacional, internacional e especializado em atrativos naturais. Existem competências específicas para cada classificação. O curso de formação profissional é de 800 horas para quem tem nível médio. No site do Cadastur, o turista encontra a listagem de todos os guias por categoria, idioma, estado, município e área de atuação.

O crachá no peito, mais do que uma obrigação é motivo de orgulho para o guia em atividade. A desenvoltura, o amor por sua terra e uma boa dose de bairrismo também são algumas das características inerentes ao guia, que conduz o turista por caminhos inéditos. Quando o guia auxilia na comunicação e transmissão de informações e conhecimentos, cria um ambiente propício de aprendizado que enriquece a experiência da visita, proporciona segurança ao turista e torna a viagem inesquecível.

O guia de turismo também é um forte aliado na sustentabilidade da atividade turística. A defesa do ambiente natural e do patrimônio histórico e cultural dos destinos faz parte do trabalho realizado. Ele transmite a consciência de valores para que os viajantes preservem os atrativos e mantenham a beleza e a tradição do local.

A função de acompanhar, orientar e informar os turistas brasileiros e estrangeiros, também reforça a cultura e os costumes do destino com a produção de alimentos e artesanato, entre outros produtos e serviços da economia do turismo. Um trabalho bem feito que estimula novas viagens e faz a roda do turismo girar."

Sendo a Chapada um cenário rico em biodiversidade, belezas naturais nesta edição serão homenageados os atrativos turísticos, guias e os empreendimentos que se preocupam pelo turista e pelo meio ambiente praticando o turismo sustentável.

Na Feira terá muitas brincadeiras para crianças, os jogos temáticos, sorteios, produtos ecológicos, saudáveis, artesanais e sustentáveis produzidos na região. 

Ponto de descarte de pilhas usadas, baterias de celular, lâmpadas queimadas, o óleo de cozinha usado e agora também as embalagens de aerosóis de alumínio, que será revertido em ajuda para animais de rua.


Programação
Audiovisual "Abra _se para as belezas de chapada". Música ao vivo. Brincadeiras e jogos temáticos.Fertilizantes e Verduras certificados. Produtos integrais, artesanais, ecológicos e regionais. Mesa de troca de sementes. Danças circulares sagradas. 


25ª Edição da Feira Chapada Sustentável acontece neste sábado dia 12 de maio na rua Quinco Caldas das 17 hs  as 22 hs . 


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo