Novidades

Geoparque / Concurso de desenho 08/04/2018 14:24

Concurso de Desenho para o Geoparque para todos alunos de Chapada dos Guimarães! Participem!

"A geologia e a paisagem influenciaram profundamente a sociedade, a civilização e a diversidade cultural de nosso planeta, mas até poucos anos atrás não havia o reconhecimento internacional do patrimônio geológico de importância nacional ou regional e não havia especificamente uma convenção internacional sobre o patrimônio geológico. 

A iniciativa da Unesco de apoiar a criação de geoparques responde à forte demanda expressa por muitos países através de uma rede global no sentido de aumentar o valor do patrimônio da Terra, suas paisagens e formações geológicas, que também são testemunhas-chave da história da vida.


Trabalho realizado pelo Museu Casa Dom Aquino em Mato Grosso.

 
Geoparque (ou geopark, em inglês) é uma marca atribuída pela Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO a uma área onde sítios do patrimônio geológico representam parte de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolve um número de geossítios ou sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais podem representar importantes componentes de um geoparque. 
Geograficamente, um geoparque representa uma área suficientemente grande e limites bem definidos para servir ao desenvolvimento econômico local, no entanto um geoparque não é uma unidade de conservação, nem é uma nova categoria de área protegida. A ausência de um enquadramento legal de um geoparque é a razão do sucesso dessa iniciativa em nível mundial. 

Em suma, um geoparque, no conceito da Unesco, deve:

  • Preservar o patrimônio geológico para futuras gerações (geoconservação).
  • Educar e ensinar o grande público sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências.
  • Assegurar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, reforçando a identificação da população com sua região, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, indústrias de hospedagem e novos empregos.
  • Gerar novas fontes de renda para a população local e a atrair capital privado." Fonte: cprm.gov.br

 


 Foto de Ronaldo Mazza

A proposta do Geoparque de Chapada dos Guimarães engloba todo território do município e visa relacionar os diversos aspectos inerentes a geologia, paleontologia, história, arqueologia, biodiversidade e cultura regional, para desta forma, fortalecer os roteiros turísticos já existentes, além de criar novas rotas e produtos.


Câmara Setorial Temática

Durante o ano de 2017 a Câmara Setorial Temática (CST), criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, debateu a proposta de Criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães. O Workshop é um dos resultados produzidos pelas instituições que compõem a CST e busca através da programação desenvolvida, possibilitar que todas as comunidades do município possam debater e contribuir para esta importante iniciativa.

 

Outra ação será a promoção do concurso GEOPARQUE EM DESENHO entre todos os estudantes da rede pública e privada e de todas as séries em Chapada dos Guimarães.

Regras
1. Cada escola participante definirá 3 professores para compor a comissão de seleção local.
2. As escolas participantes devem enviar um e-mail até dia 02 de abril informando a comissão local (E-mail: ifmtgeoparque@gmail.com).
3. Os professores membros da comissão de seleção local irão escolher dois desenhos para representar a escola.
4. Os desenhos selecionados por cada escola devem ser entregues na Secretaria Municipal de Turismo no dia 09/04 até às 10:00 horas.

Os desenhos selecionados pelas escolas participantes ficarão expostos durante os dois dias de evento.

Da eleição do melhor desenho

Cada participante inscrito no workshop receberá uma cédula de votação para eleição do melhor desenho.
Os vencedores do concurso serão anunciados na cerimônia de encerramento.

Premiação 
Os dois melhores desenhos de cada escola participante receberão um brinde especial.
O segundo desenho mais votado receberá um Day use para três pessoas na Pousada Penhasco (sem almoço).
O desenho vencedor receberá uma bicicleta e um dia Vila do Chocolate para três pessoas.

 

Apoio 
Grupo Villa Guimarães, Pousada Penhasco, Vila do Chocolate, Café Le Blue, Restaurante Trapiche, Pousada Casa da Quineira, Mirante Alto do Céu e Eco Turismo Cultural.


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo