Novidades

Feira Chapada Sustentável 18/10/2017 22:06

18ª Feira Chapada Sustentável - edição de 21 de outubro 2017 - sábado

Feira da Chapada Sustentável faz homenagem à Sagrada "Pachamama", a Mãe Terra, a fertilidade e ao feminino.

 Em 21 de outubro de 2017 a Feira Chapada Sustentável traz nessa edição uma roda de conversa

sobre parto humanizado com as Doulas Carol Turin, Tuanny Godoi (Consultora em Amamentação) e Lucinéia Farinha.

Um verdadeiro trabalho de amor a vida!

 

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve".

As Doulas nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional à outras mulheres antes, durante e após o parto. São profissionais que informam, fortalecem, ouvem, tranquilizam, dão suporte físico e emocional às gestantes antes, durante e depois do parto. Esse trabalho já rendeu pesquisas que mostram que o acompanhamento de uma Doula reduz o índice de cesáreas, pedidos de anestesia, duração do trabalho de parto, intervenções médicas, depressão pós-parto e aumentam o sucesso na amamentação e a satisfação com a experiência do parto.

   

Após o parto, a Doula visita à família, oferecendo apoio para o pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

  

O tema desta edição também reverencia Pachamama que significa Mãe Terra. A palavra é de origem quéchua, um língua antiga dos povos andinos anterior aos Inkas. “Pacha” significa solo, terra ou mundo, já “Mama” significa Mãe ou senhora. Vários autores consideram Pachamama como uma divindade relacionada com a terra, a fertilidade, a mãe, o feminino. 

A Mãe Terra é nossa grande aliada que nos dá água, alimento e ar. Para os Andinos, Pachamama nos deu o dom da vida e é considerada como a divindade maior do nosso mundo. Ela ensina a amar tudo incondicionalmente através do seu amor maternal, pois através do seu amor ela vela por nós e nos acolhe com seu imenso amor.


Entrar em contato com a natureza ajuda a elevar nossas esperanças e nos dá coragem para viver. Ela nos ensina como nós somos merecedores dessa dádiva, porque somos as crianças da Mãe Terra, independente de raça, religião, ou de cultura. A natureza nos faz viver em unidade com todas as coisas, e é esta unidade que nos coloca em equilíbrio e em paz com tudo. A cada nascimento do sol ou no simples desabrochar de uma pequena flor, passamos a compreender que existe um Grande Mistério no Universo. E são exatamente nestes pequenos milagres do dia a dia que vemos o belo sorriso da nossa Mãe Terra, a Pachamama.

Com uma programação repleta de atrações culturais, a feira que já se consolida no calendário mensal de eventos da mística Chapada dos Guimarães o destaque musical fica sob a responsabilidade de Vera Capilé e André Balbino com "Canto, Prosa e Viola" um verdadeiro passeio pela oralidade de nossa cultura. Além do som ambiente do nosso anfitrião Gabriel Henriques.

A Dança Circular, do Grupo Arco Íris, facilitado por Maria José, marca presença, como em todas as edições, proporcionando o encontro da essência do ser através da dança.

 

Em outra mostra fotográfica está a "Expor do Sol", do jovem fotógrafo Alexandre Carmo, onde apresenta registros do entardecer da cidade de Chapada dos Guimarães.

Junto à programação cultural, acontecem mesas de jogos como xadrez, dama.

Outra atração da feira é a mesas de conversa, uma espécie de divulgação e informações sobre ideias e projetos relacionados a propostas inovadoras focadas para uma vida mais preocupada com a valorização do meio ambiente.

Com ações sustentáveis a feira se tornou na cidade um ponto de coleta de pilhas, baterias de celulares, lâmpadas e óleo usado.

Existe também a mesa de trocas de sementes crioulas, como forma de fomentar a conservação das espécies nativas da região e um consumo sem agrotóxico.

Na feira pode se encontrar produtos que contribuem com a prática da sustentabilidade como camisetas, ecobags e sabão líquido com óleo de babaçu confeccionado pelo pessoal que compõe este evento através do recolhimento do óleo usado. Além de ter a oportunidade de ajudar a “Pachamama” com a ação ecológica “Adote uma árvore”

A Feira Cultural Chapada Sustentável acontece desde abril de 2016, na cidade de Chapada dos Guimarães, todo terceiro sábado, das 17h às 22hs na Rua Quinco Caldas, a 67km da capital Cuiabá-MT.

Para participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões entrem em contato com a gente pelo e-mail: feirachapadasustentavel@gmail.com

Pagina no facebook: https://www.facebook.com/feirachapadasustentavel/

 

Organização:  A Cozinha de SalCia. Alegrís, Confluência, Rango Vegano e RockAll.


Veja também sobre Feira Chapada Susutentável

Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo