Novidades

Festa do Caju 25/09/2017 16:27

Festa do Cajú no Rio da Casca começa em 20 de outubro de 2017.

A comunidade do Rio da Casca a 43 Km de Chapada dos Guimarães se prepara para a grande Festa do Caju que neste ano acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro com uma vasta programação.

 

Promovido pela Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rio da Casca, o evento visa resgatar a tradição da fabricação de doces e demais produtos derivados da fruta além de proporcionar a integração da comunidade em busca do desenvolvimento da região. 


Programação 2017

Segundo a Empaer, mais de 14 famílias da comunidade utiliza o fruto do caju como fonte de renda, seja para fabricação de doces, salgados, pães e outros. O cultivo do caju ocupa uma área de aproximadamente dois hectares de plantio.

Local histórico

No distrito de Rio da Casca foi construída a primeira usina hidrelétrica do Estado de Mato grosso, inaugurada em 1928. A Cascata do Governador, antiga residência de descanso dos governadores da época, construída junto à Usina Casca I, foi tombada em 2009, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Importância do Caju 

Propriedades e benefícios do Cajueiro se concentram principalmente na Castanhas-de-Caju, que são boas fontes de energia, carboidratos, açúcares, proteínas, gorduras, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro, fósforo, fibras, potássio e inúmeros outros nutrientes e substâncias químicas.

O Cajueiro (Anacardium occidentale) é árvore que produz o Caju, fruta que por sua vez fornece a semente conhecida como Castanha-de-Caju, alimento com muitos benefícios e propriedades. O Cajueiro é também conhecido como Anacardo, Acaju, Acajuíma, Marañon, Cashew (inglês), dentre outros nomes populares.
O potássio presente no Caju é útil para o sangue, facilitando o processo de coagulação do sangue e ajudando na recuperação de cortes e feridas, além de beneficiar hemofílicos. As fibras da Castanha-de-Caju ajudam na digestão de outros alimentos. A Castanha-de-Caju tem um alto teor de gordura saudável. Os óleos e gorduras presentes no óleo de castanha de caju (LCC) contêm 54% de gordura monoinsaturada, 18% de gordura poli-insaturada, 16% de gordura saturada e 7% de ácido esteárico. Contêm 75% de ácido oleico, os mesmos encontrados no azeite de oliva. As gorduras monoinsaturadas reduzem os níveis de triglicérides e o magnésio reduz a pressão arterial. Manganês e magnésio são minerais encontrados em outras castanhas de caju. Estes dois minerais ajudam na formação de tecido e células.

 


Institucional

O Site

Novo portal da Chapada dos Guimarães!
Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo