Novidades

dança circular / Paz / 01/09/2017 23:38 www.youtube.com

Dança Circular pela Paz neste domingo em Chapada dos Guimarães em diversos estados brasileiros e em outros países.

O mundo vai novamente se unir e dançar pela Paz

 

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes, com o propósito de re-ligar o ser humano através desta meditação em movimento que convida a uma conexão profunda com o que é essencial.
De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, principalmente no Brasil, que acolheu este movimento no início da década de 90. Ao longo das últimas décadas, o Brasil foi incorporando às danças tradicionais novo repertório de danças étnicas, clássicas e contemporâneas, honrando as raízes e expandindo, formando centenas de focalizadores que têm semeado rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, comunidades e instituições dos mais variados segmentos.

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.
A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de pertencimento e conexão interior.

 

Em meio a noticias de violência e corrupção outros caminhos são possíveis. Caminhos de paz, união, compreensão e comunhão entre todos os povos. É nisso que acreditam os focalizadores e dançantes que compõem o chamado Movimento de Danças Circulares Sagradas, formado por uma rede de milhares de pessoas de todas as idades, crenças, conhecimentos e raças, que se unem em círculos para dançar de mãos dadas.

No mês em que se comemora o Dia da Paz e o Dia da Arvore, todos os focalizadores e dançantes do Brasil e do mundo estão convidados a se unirem a esta intenção no dia 03 de setembro (domingo), na hora possível a cada um, formando um grande abraço em torno do planeta!

Intensifique o propósito de paz, dançando ou criando uma roda em sua cidade! Aproveite para honrar as arvores e toda manifestação de beleza que a natureza nos oferece todos os dias!

Além de dançar as favoritas de sua comunidade, a dança comum escolhida para este evento foi a “Dança do Agradecimento”, coreografia de Bernhard Wosien. Veja o vídeo didático clicando aqui!

 A Música utilizada para a Dança do Agradecimento é Concerto para Violão e Orquestra - Antonio Vivaldi: Concerto in D Major (RV 93) III. Largo.

 

Em Chapada dos Guimarães A CIRANDA DO SOL se unirá a outras mãos vibrando PAZ para o planeta Terra num Santuário ecológico chamado Alto do Céu que ecoa silêncio e harmonia às 16 hs.

Organizado por: Solange Mara Moreschi Silva
E-mail do Organizador: sol.mara12@hotmail.com
Contatos do Organizador: (65)98109-6810/ (65) 3028-4711


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo