Novidades

Feira Chapada Sustentável/ Feiras 18/08/2017 19:12

Cerrado e suas riquezas é destaque na 16ª edição da Chapada Sustentável

HOMENAGEM AO CERRADO E SUAS RIQUEZAS NA CHAPADA SUSTENTÁVEL

 Cerrado faz parte de nossa paisagem, convívio, alimentação e sobrevivência e contem extrema abundância de espécies porém sofre uma excepcional perda de habitat.

Reconhecido mundialmente como a savana mais rica do mundo, abriga inúmeras espécies de plantas nativas, mamíferos, avifauna abundante além de diversos peixes, répteis e anfíbios.

De acordo com algumas estimativas recentes de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso a UFMT e da Universidade de Brasília a UNB, o Cerrado é o refúgio de 13% de borboletas, 35% de abelhas agentes indicadores de ambientes saudáveis  .


16ª edição da Feira Chapada Sustentável.

Chapada Sustentável neste sábado divulga para muitos que não conhecem o Cerrado e sua importância inclusive para a sobrevivência do planeta.


 

Além dos aspectos ambientais, o cerrado tem grande importância social. Muitas comunidades sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, raizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro por possuírem o conhecimento tradicional de sua biodiversidade. São essas pessoas, que na maioria das vezes cuidam e detém o conhecimento de centenas de plantas de uso medicinal e muitíssimas podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas.

Sem falar nos frutos comestíveis que são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos por preços exorbitantes, como os frutos do Pequi, Buriti, Mangaba, Cagaita, Bacupari, Cajuzinho do cerrado, Araticum entre outros.

Contudo e apesar de todas essas riquezas, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção.

Os resultados das pesquisas mostram que muitas dessas espécies nativas e endêmicas já não ocorrem em áreas protegidas e extinção de várias espécies de animais.


          Fruto do Cerrado Foto Santian

Depois da Mata Atlântica o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região. Nas três últimas décadas, o Cerrado vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão.

Mesmo com o reconhecimento de sua importância biológica de todos os hotspots mundiais, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral.

Neste sentido o grupo organizador da feira através da 16ª edição da Chapada Sustentável entende que é imprescindível chamar a atenção da sociedade sobre a riqueza e importância do nosso cerrado.

Neste período também registram se inúmeras queimadas que acontecem na região o que contribui ainda mais para a degradação e extinção de espécies. O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é um grande exemplo dessas queimadas e estará representado durante o evento.

BATE PAPO

Bate papo e sorteios de livros de Lorenzo Falcão, “Mundo Cerrado” e sua visão poética do ponto de vista de quem está e mora em Cuiabá.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) explanará sobre a conservação e proteção do Parque Nacional das queimadas no mês de agosto.

EXPOSIÇÃO

Com Projeção de imagens das queimadas do mês de agosto no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o fotógrafo Aruã Callil apresenta “(Com) Sequências: fotos em chama”, trabalho belíssimo que nos convida a uma reflexão ecológica e poética pela beleza sedutora da catástrofe.

Henrique Santian estará mostrando “Olhares da oficina de fotografia documental” que aconteceu durante o 32° festival de inverno.

Renato Campello apresentando suas telas inspiradas no cerrado.

OFICINAS

Varal da Sustentabilidade com o artista Victor Javier sobre a necessidade de um mundo sustentável, através das palavras e a proposta de plantar, cultivar e colher.

        Música ao vivo, mesas de conversa, medicinas alternativas e muito mais confira a programação.
       Gabriel Henriques

 

PONTO DE COLETA

Para descarte correto de suas pilhas, baterias de celular, lâmpadas e o óleo de cozinha usado.

TEATRO

Apresentação de teatro lambe lambe da Cia. Pé de Pano e sorteios de livros e tatuagem.

  


Liudmila Diaz

 

MESAS DE JOGOS

Disponíveis com xadrez e dama.

MESA DE TROCAS

Com trocas de sementes crioulas para fomentar a conservação das espécies nativas da região e de seu consumo sem agrotóxico.

MESAS DE CONVERSAS

Divulgação e informações sobre ideias e projetos relacionados a propostas inovadoras focadas para uma vida mais preocupada com a valorização do meio ambiente, com ações sustentáveis. Para quem se interessa por projetos que valorizam o cuidado com o meio ambiente, saúde natural e valorização da sustentabilidade, as mesas de conversa dessa edição serão:

Mari Gemma de la Cruz nos trará sua pesquisa recopilada em seu livro "Plantas medicinais de Mato Grosso", no qual apresenta a farmacopeia dos raizeiros para mais divulgação da flora do cerrado.

Danças Circulares Sagradas com Maria José Santos, capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da auto estima, já que é dançada em grupo. As danças circulares centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

Vera Holística trabalha com terapias na natureza: a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O equilibro pela natureza proporcionam naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.

- O Jardim de Gaia é uma iniciativa de Pedagogia Waldorf na cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Idealizada pela Associação Amigos de Gaia, busca, através da Antroposofia, integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, respeitando a individualidade de cada criança para que ela se sinta compreendida e segura em expressar toda a sua genialidade e potencial criativo.

- LION YOGA Yoga parcial e Meditação na feira. Yoga da postura, Yoga para os pés, coluna, ombros, rosto e os olhos.

Massagem Vibracional

- Astrólogo Paulo Walker

-  Rosa massagens

Expositores com produtos inovadores e sustentáveis

Alimentação e saúde

A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geléias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais.  Potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas, argilas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.

Rango Vegano e Pancs plantas alimentícias não convencionais, agroecologia e sustentabilidade na sua alimentação.

Babaçu Real Benefícios do óleo do coco são inúmeros como ação antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, aumento da imunidade, hidratante, cicatrizante, protetor solar natural e outros benefícios.

Bazar Grupo Germinar

Brígida doces cocadas de babaçu, farinha artesanal de mandioca.

Casa da Mata brownie do chef João 'Barba Gourmet’, pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia, pão integral com farelo, germe, aveia, girassol, linhaça, gergelim, castanha do Pará.

CaWii Classic Burger hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos). Conta com 8 combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e 1 opções de hambúrguer vegano que pode vir a ser vegetariano dependendo da combinação. Porções de petiscos, sobremesas, água, sucos, refrigerantes, cervejas e cervejas artesanais.

Casarin massas caseiras, sopa de capeletti.

Cirilo das tortas  doces e salgadas

Comunidade Portal da vida

Das Magas alimentos saudáveis, produtos vegetarianos, veganos e crudivoros.

DHWARI Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, "chapatty`s" e pães de mel em vários sabores. Ingredientes de alta qualidade, carinho e sabor inigualável.

Eliazama Albernaz biscoito artesanal e casadinho de goiabada.

Iohana Muxfeldt nutricionista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso. Para 16ª edição da feira sustentável trará sucos funcionais e uma boa conversa sobre seus benefícios para nossa saúde.

Tania paçoca paçoca de pilão e biscoitinhos artesanais.

Queijos e salames artesanais - produção familiar copa, lombo defumado, bacon, joelho defumado, costelinhas e kit feijoada, queijos e cabacinhas.

TOMAZI Verduras horta familiar em Chapada dos Guimarães tudo sem agrotóxicos e produtos químicos.

Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais a sua composição em o respeito a saúde do solo, das plantas e dos seres humanos. Proporciona regeneração dos solos, grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc. Mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

 Arte e reciclagem

Confluência arte e sustentabilidade reúne artistas e empresa com foco na sustentabilidade como os artistas plásticos Ângela Godinho e Renato Campello e empresa como Na floresta papelaria artesanal com a inovação do papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicos e muito mais.

Alegrís Brinquedos e Brincadeiras brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas a imaginação. Um incentivo à arte de brincar de forma livre.

Arte Sustentável com garrafas com a artista Telma Meira de Rezende. Arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo.

Atelier Casa 70,  local de criatividade, onde as idéias ganham vida. Trabalham basicamente com madeira de reaproveitamento, contribuindo desta forma com um mundo mais sustentável.

Atelier João de Barro

Chá com Arte criatividade, habilidade, atitude. Artesanato feito com aproveitamento de jeans usado que seriam descartados e bonecas de pano personalizadas.

Margarete – Arte em Velas e Buriti velas artesanais com plantas naturais desidratadas e base com talos de buriti.

Mauritia Flexuosa buritizaria trabalhos artesanais em buriti.

Reciclando Vidros artes com reaproveitamento de vidros.

Valdete bordados

 Vestuário

Ana Rata Brechó de Rua com roupas fashions.

Nona Baby casacos e coletes de lã feitos de forma artesanal para bebês.

Quidaza trabalho com reciclagem de retalhos de couro, couro o, papelão, madeira e tecido. Bolsas em courino, madeira e papelão, brincos e colares com retalhos de couro e tecido.

Aventura

Tribo do Remo realiza descidas e expedições em ducks (caiaques infláveis) nos rios de Mato Grosso.

 


 

A Feira Cultural Chapada Sustentável acontece desde abril de 2016 na cidade de Chapada dos Guimarães

em todo terceiro sábado das 17 hs às 22 hs na Rua Quinco Caldas - a 67 km da capital Cuiabá - MT.

 

A proposta do evento é através da feira, divulgar ideias, projetos e ações sociais para chamar a atenção e impulsionar o interesse por uma cidade, estado, país e quem sabe um mundo muito mais sustentável.

Para participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões entrem em contato com a equipe organizadora pelo  e-mail 

 feirachapadasustentavel@gmail.com

 

Organização de A Cozinha de Sal e Confluência.


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo