Novidades

Feira Chapada Sustentável 10/07/2017 22:50

15ª edição Feira Cultural Chapada Sustentável neste sábado 15 de julho de 2017

Os povos da terra serão homenageados nesta edição da Feira Cultural Chapada Sustentável.  Os indígenas são o maior exemplo de sustentabilidade e amor ao meio ambiente que já existiu em nosso planeta.

Férias de julho com Chapada Sustentável.

 

 

 

 

Em julho o grupo Chapada Sustentável valorizará o trabalho na sustentabilidade e na cultura dos povos indígenas numa programação voltada à exposição de arte indígena, mesa de conversa com o público, pintura corporal e a participação especial do Léo Rocha, especialista em técnicas de sobrevivência indígena que apresentará a oficina “fazendo fogo”.

A cada terceiro sábado do mês é possível adquirir alimentos artesanais, saudáveis, artesanatos, acessórios, queijos, brinquedos tradicionais, brechó, sebo, artes, adubo orgânico, mudas de plantas, troca de sementes, coleta de pilhas, baterias de celulares, lâmpadas e muitas ideias, tudo produzido de modo sustentável, justo e solidário.

O visitante terá também a oportunidade para contribuir com a continuidade do projeto da Feira Sustentável de Chapada dos Guimarães comprando uma Ecobag feita por artesões do coletivo.

Junto às exposições de produtos, acontecem apresentações artísticas e culturais, valorizando pessoas que fazem arte, acreditam nesse projeto e precisam de um espaço para divulgar seu trabalho.

Durante a feira a programação do sábado dia 15 de julho contará com:

MESA DE CONVERSA

Oportunidade de divulgação sobre ideias e projetos relacionados a propostas inovadoras focadas para uma vida mais preocupada com a valorização do meio ambiente.

- Danças Circulares Sagradas com Maria José Santos, capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora de auto estima, já que é dançada em grupo. As danças circulares centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

- Terapias na natureza com Vera Holística trabalha com a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O contato com a natureza proporciona naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.

- Instituto Pérola Azul estimula a transformação interior e a cura do planeta através das ferramentas da Meditação e do Pranic Healing/Cura Prânica de GMCKS. Proporcionar ao ser humano as condições para viver em plenitude. Influenciando o meio que vive! Contribuindo para alcançar um nível de consciência maior! Aulas de hata yoga.

- Bordadeiras de Chapada dos Guimarães - NEOM grupo que incentiva arte desenvolvida pelas mulheres chapadenses que participaram do projeto "Bordando o Brasil" da "Matizes Bordados Dumont".

 - Rango Vegano com Eduardo Rocha que explicará pra galera o papel dos PLANCS plantas alimentícias não convencionais em nossa saúde.

MESAS DE JOGOS

Mesas disponíveis com xadrez, dama.

MESAS COM AÇÕES SUSTENTÁVEIS

 - Coleta de pilhas, baterias de celulares, lâmpadas e óleo usado.

- Mesa de trocas de sementes crioulas como forma de fomentar a conservação das espécies nativas da região e um consumo sem agrotóxico.

- Doação de mudas também acontece na feirinha.

 A programação cultural dessa edição:

 - Léo Rocha especialista em técnicas de sobrevivência indígena, estará com a oficina “fazendo fogo", arte indígena, mesa de conversa e pintura corporal.

- Arte Sustentável - Luís Segadas artista que explora a contemporaneidade no esforço por novas linguagens transformadoras, testa inovadores entendimentos no campo da arte e aponta o campo artístico como meio ideal no desenvolvimento de novas formas de ser e pensar. Apresentará trabalhos inovadores com retratos e caricaturas durante a feira.

RODA DE DANÇA

Danças Sagradas Circulares - As danças em roda permeiam todas as culturas pelo mundo em todas as épocas.  Porém o bailarino e teólogo Bernhard Wosie reuniu essas coreografias, iniciando dessa maneira o movimento das Danças Circulares Sagradas.  Nas mãos dadas e no olho no olho, acontece o verdadeiro encontro do “ser”, consigo e com o outro. É nesse momento mágico que sentimos a plenitude do estar aqui e agora e uma imensa alegria nos invade. Venha dançar conosco você também, para sentir a emoção desse encontro.  Contaremos com a presença e a alegria do Grupo Arco Iris de Dança da Chapada dos Guimarães e da Ciranda do Sol de Cuiabá, com as focalizadoras Solange Moreschi e Maria José Santos.

TEATRO

Teatro lambe lambe com a Cia. Pé de Pano apresenta a história do menino “Luchin” que vive as suas fantasias e brincadeiras da infância, mas sua vida não é como a das outras crianças da sua vila. Tudo isso na rua, como lugar de expressão e encontro, ocupando a cidade de modo festivo para promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

VÍDEOS

- Exibição de dois documentários lindíssimos sobre a temática indígena da querida Gloria Albues.

A Trama do Olhar, índios e não-índios produzem sentidos sobre as maneiras de ver o outro.

Manoel Chiquitano Brasileiro levanta uma reflexão sobre os conflitos de identidades étnicas, demarcação de terras indígenas e pressões que os povos originários sofrem dos grandes fazendeiros, pecuaristas e políticos da região na fronteira Brasil-Bolívia e Mato Grosso.

- Vídeo clip da música “Demarcação Já” apresentado pelos alunos do Colégio Tales de Mileto. Participam do vídeo grandes nomes da música nacional como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Lenine, Elza Soares, Lirinha, Edgard Scandurra, Zélia Duncan, Criolo, Margareth Menezes e Céu dentre os 25 artistas que defendem a luta dos povos indígenas.

  Expositores desta edição de julho de 2017

A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geleias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais.  Potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas, argilas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.

Alegrís Brinquedos e Brincadeiras com brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas à imaginação incentivam a arte de brincar de forma livre.

Arte Sustentável com a artista Telma Meira de Rezende apresenta arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo. Transferindo artes exclusivas elaboradas em tela e transpassadas para garrafas.  Coloridas, recicladas e reutilizáveis são garrafas que iriam para o lixo e se transformam em arte pelas mãos dessa artista.

Brígida doces oferece cocadas de babaçu, farinha artesanal de mandioca.

Casa da Mata delícias preparadas pela família da mata como o brownie do chef João 'Barba Gourmet' , os pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia e o famoso pão integral da Ciça feitos com farelo, germe, aveia, girassol, linhaça, gergelim, castanha do Pará.

CaWii Classic Burger hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos) apresentam a temática de filmes clássicos em cada tipo de hambúrguer (Classic Burger). O cardápio conta com 8  combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e  1 opção vegana e vegetariana. Porções de petiscos, sobremesas, água, sucos, refrigerantes, cervejas e cervejas artesanais.

Carol Comida trará alimentação vegana.

Casarin com massas caseiras.

Chá com Arte - criatividade, habilidade, atitude. Artesanato feito com aproveitamento de jeans usado que seriam descartados e Bonecas de pano personalizadas.

Chapada Aventura primeiro e mais completo parque de aventuras de Mato Grosso com uma área de 20 hec., destinada à realização de atividades de Turismo Aventura e Treinamento Vivencial e Aventuras (TVA). Possui equipamentos novos e modernos para a prática das atividades de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Equipe profissional especializada em diversos cursos de aventura.  No atrativo foi construída a maior Tirolesa de Mato Grosso, pioneiros em parque de Arvorismo. Eventos realizados: campeonatos nacionais de mountain bike, Projeto Nacional de Caminhadas da Natureza.

Confluência arte e sustentabilidade desde 2014 promovendo ações e produtos sustentáveis. Confluência reúne artistas e empresas com foco na sustentabilidade. Apresentamos obras dos artistas plásticos Angela Godinho e Renato Campello e, empresas como Na floresta papelaria artesanal com a inovação do papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicas e muito mais.

DHWARI Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, "chapatty`s" e pães de mel em vários sabores. Ingredientes de alta qualidade, carinho e sabor inigualável.

Eliazama Albernaz Com biscoito artesanal.  Casadinho de goiabada.

Frutos de Goiás os famosos sorvetes 100% naturais, sem gorduras trans, que valorizam e divulgam frutos do cerrado. Uma delicia!

Iohana Muxfeldt nutricionista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso, teve a oportunidade de ter uma formação humanizada, permitindo uma visualização da alimentação saudável em diferentes âmbitos, entre eles as feiras que aproximam as pessoas da comida de verdade. Para 15ª edição da feira sustentável ela trará sucos funcionais e uma boa conversa sobre seus benefícios para nossa saúde.

Janete arte reciclada artesanato de reaproveitamento de materiais preocupados com a sustentabilidade, feitos com carinho.

Margarete – Arte em Velas e Buriti velas artesanais com plantas naturais desidratadas e base com talos de buriti.

Mauritia Flexuosa trabalhos artesanais em buriti.

Queijos e salames artesanais

Rango Vegano e Pancs plantas alimentícias não convencionais, agroecologia e sustentabilidade na sua alimentação.

Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais a sua composição, entendemos que o respeito a saúde do solo, das plantas e dos seres humanos é o bem mais precioso. O uso dos fertilizantes da Rockall proporciona regeneração dos solos, grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc. Eficiência e resultado na 1ª aplicação; Facilidade na aplicação; Preservação do Planeta, pois não polui. Mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

Sauri e Bia trabalhos artesanais de reaproveitamento em madeira, de móveis à acessórios rústicos criativos para sua casa.

TOMAZI Verduras horta familiar certificada em Chapada dos Guimarães com verduras naturais e fresquinhas. Sem agrotóxicos e produtos químicos.

Tribo do Remo empresa de turismo de aventura realiza descidas e expedições em ducks (caiaques infláveis) nos rios de Mato Grosso.

Tribo do Trigo confeccionam pizzas e pães especiais com massa de fermentação lenta, mais fina e pura (farinha, água, fermento e sal), deixando ela macia e crocante.

A proposta do evento é através da feira, divulgar ideias, projetos e ações sociais para chamar a atenção e impulsionar o interesse por uma cidade, estado, país e quem sabe um mundo muito mais sustentável.

Para participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões entrem em contato com a gente pelo email: feirachapadasustentavel@gmail.com

Pagina no facebook: https://www.facebook.com/feirachapadasustentavel/

A Feira Cultural Chapada Sustentável acontece desde abril de 2016 na cidade de Chapada dos Guimarães em todo terceiro sábado do mês das 17hs às 22hs na Rua Quinco Caldas - centro de Chapada dos Guimarães.

ORGANIZAÇÃO

 A Cozinha de Sal

 Cia. Alegrís

 Confluência. arte e sustentabilidade

 Nafloresta Papelaria Artesanal

 Rockall

 

 

 

 


Institucional

O Site

Novo portal da Chapada dos Guimarães!
Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo