Novidades

dia da pizza/ pizzarias em Chapada dos Guimarães 10/07/2017 10:41

10 de julho homenageia o dia de "mangiare la pizza" !

A expressão "Acabar em pizza" pode ter nascido em São Paulo na grande colônia italiana quando se encontravam numa pizzaria para finalizar uma negociação entre eles durante uma "rodada de pizza". Ou vem do futebol na década de 1960 quando alguns conselheiros palmeirenses ao discutirem problemas do clube resolveram jantar e após 18 pizzas gigantes a paz voltou a reinar! No dia seguinte publicam no jornal: "Crise do Palmeiras termina em pizza".

 

 

 

A origem da pizza

 

  Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensam, a pizza não teve a sua origem 100% em Itália.

Os antigos egípcios desenvolveram e aperfeiçoaram uma massa que resultava da mistura de farinha e água e cuja receita foi percorrendo diversas civilizações ao longo da história, pelo que se supõe que serviu de base para a nossa atual massa de pizza. 

Os gregos, por exemplo, usaram a  receita  egípcia, juntaram-lhe arroz e assavam o preparado resultante sobre  tijolos quentes. Já os fenícios optaram  por adicionar à massa  egípcia outros  alimentos, como cebolas e carnes.

 

 

 

Naturalmente que esta receita acabou por chegar também a Itália, país onde a pizza recebeu as maiores e mais importantes contribuições para este famoso prato tornando se típico.

Durante a Idade Média, os turcos muçulmanos passaram a adotar o costume alimentar dos fenícios e em resultado da expansão das cruzadas a receita desta “pizza dos fenícios” chegou à Itália através do porto de Nápoles.

No início as pizzas napolitanas apenas tinham adicionadas algumas ervas e azeite por forma a serem baratas, pois o seu destino principal eram os italianos mais pobres.

Nápoles é considerada atualmente como a terra natal da pizza de onde surgiu a primeira pizza redonda. Nessa época já eram também adicionados tomate, toucinho, peixes fritos e queijo, sempre muito queijo.

A fama desta iguaria espalhou-se rapidamente, o que resultou no aparecimento da primeira pizzaria da história: a Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em 1830, que passou a ser ponto de encontro de vários artistas da época, como Alexandre Dumas.

 

A primeira pizzaria do planeta

Foi também em Nápoles que nasceu a famosa pizza Margherita, quando em 1889 dom Raffaele Espósito, um padeiro ao serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita homenageia a rainha com uma pizza com as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, para isso coloca na massa queijo mozzarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

Por esta razão a pizza deixou de ser

considerada somente “comida dos pobres”

passando a ser mais universal.

Atualmente, só na Itália existem cerca de 30

mil pizzarias que produzem, por ano,

o equivalente a 45 pizzas por cada italiano.

 

 

A melhor pizza é a brasileira ou a italiana?

De início, a pizza era um prato comum entre os imigrantes no Brasil. Aos poucos, foi se tornando conhecida entre nós se tornando um prato típico especialmente no domingo e até como expressão popular. Mas, como os próprio italianos que aqui chegaram e se misturaram para virar brasileiros, a pizza típica de Nápoles também sofreu adaptações para chegar ao formato preferido por estas bandas. Há pizza de metro, pizza de panela de pressão e pizza de rodízio. A borda pode levar recheios variados ou vir salpicada por gergelim, por exemplo. Os sabores mais conhecidos são a mozarela (feita com o queijo amarelo), frango com catupiry”, calabresa, de picanha e de carne seca. Isso sem contar com as variedades gourmet e as pizzas doces e agora até com coxinha!!


Cada pizzaria tem seu segredo e sua receita. Até as clássicas brasileiras, como a
portuguesa, que normalmente leva queijo, presunto, ovo cozido e azeitonas em São Paulo, pode ter diferentes recheios dependendo do lugar.

  

A maioria dos paulistas costuma fazer careta,

mas para um carioca é normal saborear o prato com ketchup.

 

 


Pouco recheio
As mudanças foram tantas que é comum ouvir gente que visita a Itália dizendo que
“a pizza de São Paulo é muito melhor”. A principal reclamação é a “falta de recheio”. 

 

  Enquanto aqui impera a fartura e grande variedade de ingredientes,

 na Itália a história é outra.

 


“Eles colocam pouco recheio para explorar ao máximo os sabores de cada um dos ingredientes”, explica André Lima, diretor de gastronomia da Bráz Pizzaria. A casa paulista foi certificada pela Associazione Verace Pizza Napoletana. Mas, além das verdadeiras redondas de Nápoles, o cardápio também conta com “brasilidades” como atum e quatro queijos, além de criações próprias como a caprese, que sai do forno quentinha e recebe fatias frias de tomate, mozarela de
búfala, manjericão e pesto de azeitonas pretas.


A massa da napolitana é mais fina e a borda menos crocante e simples. Além disso, é menor, para ser comida individualmente. Por isso, esqueça a história dos oito pedaços, brotinho, média ou grande. “Também não existe a ideia de uma pizza napolitana com mais de um sabor”, conta Monica Tarallo, chef e uma das proprietárias da cantina e pizzaria Speranza, a primeira casa na América Latina a receber certificação da AVPN. Com 53 anos de história, o restaurante fez algumas concessões “brazucas” no cardápio, a pedido de clientes, como o Frango com Catupiry, além de criar receitas próprias. Mas massa e borda permanecem à italiana.
No final das contas, não há pizza melhor. Apenas diferente!

 

O Dia da Pizza

É comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

 

Pizza em Chapada dos Guimarães 

Margherita Pizzaria

 Rua Fernando Correa, 900 – Centro.  (65) 3301-2121

 Mama Mia Restaurante E Pizzaria

 Rua Cipriano Curvo, 750  - Centro.  (65) 99223-6661 ou 98147-5748. Taxa de entrega R$ 3,00.

 Pizza Du' Cheff Delivery

 Entrega à domicilio.

Rua dos Abacates, Nº 336 - São Sebastiao. (65) 3301-2201 e (65) 9930-22995

Tribo do Trigo - Pizzas Artesanais

Entrega à domicilio. Mira Flores - (65) 99294-0233. Sem taxa de entrega.

Pizza Master

Entrega à domicilio. (65) 99301-4211 ou 99287-9898. Sem taxa de entrega.

 

Buon appetito!
  Bom apetite!

 


Institucional

O Site

Novo portal da Chapada dos Guimarães!
Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo