Novidades

FLIC 2016/ FLIC 2017 28/04/2017 03:53

RELEMBRANDO A 1ª FLIC !

2ª FLIC – Festa Literária de Chapada dos Guimarães traz Pepetela e autores nacionais.

 

Chapada dos Guimarães será palco da 2ª Festa Literária nos dias 12 e 13 de maio, dando continuidade ao projeto de descentralização das ações culturais e divulgação de autores e obras publicadas no estado, no país e fora dele.

Dentre os autores convidados e confirmados, a 2ª FLIC traz, por exemplo,

 

     

Sheyla Smanioto – vencedora do Prêmio SESC de Literatura, e a antropóloga Deborah Goldemberg.

 

Pela primeira vez um convidado internacional, o escritor angolano Artur Pestana, conhecido pelo pseudônimo de Pepetela, autor, entre inúmeras obras, de Mayombe – de leitura obrigatória para o vestibular da FUVEST.

Artur Pestana nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Licenciou-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio. Foi guerrilheiro pelo MPLA, político e governante. Desde 1984 que é professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União dos Escritores Angolanos e a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde. A atribuição do Prêmio Camões (1997) confirmou o seu lugar de destaque na literatura lusófona.

Publicado originalmente em 1980, Mayombe foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas. O romance inova ao abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização.

Pepetela realizará uma palestra com vagas limitadas, especialmente para professores, com inscrições obrigatórias através das suas escolas. 

O escritor Ivens Cuiabano Scaff, reconhecido poeta, cronista e autor de livros infantis, é o homenageado entre os escritores locais.

A FLIC também traz atividades como oficinas de literatura e poesia, teatro infantil e apresentações musicais, com o Coral da UFMT, os grupos “Flor do Cambambe” de Chapada dos Guimarães, “Ciranda”, Monofoliar, entre outros.

A organização do evento é do Instituto de Estudos Socioculturais (IESC), em parceria com o editor mato-grossense Ramon Carlini e o Instituto Cultural América (INCA), com o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio-Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação.

RELEMBRANDO 1ª FLIC

A 1ª FLIC – Festa Literária de Chapada dos Guimarães aconteceu no dia 14 de maio de 2016, na Praça Dom Wunibaldo, e foi organizada pelo Instituto de Estudos Socioculturais na pessoa da Amélia Alves e contou com a colaboração de Ramon Carlini, da Carlini&Caniato.

A FLIC, nas palavras de uma autora, representou um divisor de águas, na literatura de Mato Grosso. A proposta centrou-se na necessidade de haver em Chapada um espaço de difusão do hábito de leitura, de conhecimento da produção literária regional e nacional. Sonho antigo do IESC, realizado com sucesso, objetivando a popularização de eventos voltados à cultura que transforma e contribui para o desenvolvimento da população local.

O evento contou com a participação de Carlini&Caniato Editorial, Editora Patuá de São Paulo, Editora Entrelinhas, o Inclusão Literária, Fusca Sebo, Editora Primeira Página e Editora Vento Sul.

“Fliquinha”,

espaço dedicado às crianças que  aproveitaram manuseando os livros, brincando e participando deste momento único!

 

 

 

Na FLIC, foi lançado o livro de contos Pedro Canoeiro, de autoria da organizadora do evento, diretora do IESC, Maria Amélia Alves.

 

 

 

Contou também com a participação engajada da Coordenação de Cultura da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), da Universidade de Cuiabá (UNIC) e demais instituições de ensino.


Institucional

O Site

Novo portal da Chapada dos Guimarães!
Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo